Microrganismos, o mundo invisível!

AUTORA
Coordenadora Pedagógica Verônica Barbosa Furmanowicz

A Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki na participação do Projeto Vamos Ler geração Digital e na abordagem das vídeo aulas disponibilizadas pelo projeto tem desenvolvido diversas atividades com a turma do 5º ano. As vídeos aulas tem agregado muito ao trabalho pedagógico através do meio digital diante do novo perfil escolar neste período pandêmico.

Trabalhado com a turma do 5º ano o vídeo do canal aRede sobre a Covid-19: saiba como a doença age no organismo e medidas para combate-la, este foi disponibilizado no grupo de WhatsApp para os alunos e familiares tomarem conhecimento do mesmo. O vídeo foi bem explicativo, reflexivo, reforçando os cuidados e as medidas a serem adotadas para conter o contágio pela Covid-19.

O Conteúdo também foi importante para esclarecer sobre o significado de cada termo/nomenclatura, coronavírus/vírus, sars-cov-2 nome oficial do novo coronavírus/Síndrome Respiratória Aguda Grave e COVID-19/nome para indicar a doença, informações pertinentes sobre o Coronavírus que ainda eram confusos para alguns, explicados no vídeo pelo repórter Dhiego Tchemolo.

Para um melhor desenvolvimento do trabalho a professora Josnéia Aparecida Marcondes da turma do 5º ano, abordou o assunto na disciplina de ciências sobre “os microrganismos”, e procurou relacioná-los com o momento pandêmico, ou seja, com a pandemia do Covid-19, que é causada pelo vírus coronavírus. O vídeo disponibilizado pelo Projeto Vamos Ler Geração Digital agregou no trabalho pedagógico da professora. A professora elaborou a aula partindo da temática exposta no vídeo.


AUTORA
Professora Josnéia Aparecida Marcondes, 5º ano

Segundo a professora, na aula foi explicado aos alunos, que os microrganismos são pequenos, e estão em todos os lugares, que há alguns que são “do bem”, e outros nem tanto, mas o fato é que precisamos aprender a conviver com eles, sem deixar que nos prejudiquem. Após a explicação, reflexão sobre o momento que estamos vivendo, dos cuidados necessários a serem adotados, e da gravidade de um momento pandêmico, no qual se torna essencial adotar nova rotina de cuidados e adaptações a situações que até então realizávamos cotidianamente, os alunos então registraram em forma de desenho um tipo de vírus, muitos optaram pela representatividade do novo coronavírus que está bem difundido nas mídias digitais.

Também foi proposto a reflexão e intensificação dos cuidados entre as famílias, propondo que os alunos realizassem pequenas reportagens sobre o conteúdo explorado, frisando quais cuidados as famílias tem adotado nesta pandemia.

De forma espontânea durante a preparação do jantar o aluno Samuel Antônio Biscaia falou de que forma sua família tem adotado cuidados durante a pandemia

A aluna Shaiane Emanuelly de Oliveira realizou uma entrevista com sua mãe e sua avó falando dos cuidados adotados pela família na prevenção do coronavírus

A aluna Évelyn dos Santos falou de medidas adotadas no munícipio de Irati-PR pelo prefeito a fim de conter o avanço do contágio pelo coronavírus (COVID-19)

Produção da aluna Évelyn dos Santos

Produção da aluna Larissa Klosovski

Produção do aluno Luis Gustavo Buco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal da Manhã Digital/ Gêneros Jornalísticos: trabalho com mídia, tecnologia e educação na sala de aula

Participação 'Vamos Ler - Geração Digital'

Cargos políticos