O trabalho com as mídias digitais no ambiente escolar frente aos desafios do ensino remoto

AUTORA
Coordenadora pedagógica Verônica Barbosa Furmanowicz

A Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki, diante do contexto escolar do ensino remoto na pandemia, visa buscar estratégias de ensino e metodologias diferenciadas voltadas ao desenvolvimento de um trabalho de forma mais lúdica, buscando recuperar um pouco da defasagem do ensino remoto, aproximando alunos e familiares, estreitando a comunicação com a Equipe Pedagógica, desenvolvendo um trabalho em parceria, buscando adaptar-se ao momento.

O trabalho vem sendo organizado com atividades impressas disponibilizadas a todos os alunos, enviadas no ensino remoto, aulas elaboradas de forma mais lúdica e dinâmica, com vídeos/aulas com explicações básicas. Após a postagem da aula, diariamente, os professores ficam disponíveis nos grupos de Whatsapp por turmas, para sanarem dúvidas, postarem explicações e materiais complementares. Quem não tem acesso à internet, a escola se dispõe a carregar vídeos na escola, nos celulares ou salvar em pendrive, por exemplo, para atender os pais que não tem acesso a internet de qualidade.

No material impresso, as atividades vão descritivas, pois, caso o aluno não tenha acesso à internet, o aluno conseguirá realizar a atividade proposta, buscando garantir um acesso igualitário a todos. Porém, estamos atingindo quase 100% dos alunos com acesso à internet, mesmo estando na zona rural. E com o fornecimento dos vídeos em pendrive, atingimos 100%. Os vídeos são gravados pelos professores e editados pela equipe pedagógica e administrativa.

Nas atividades são solicitados vídeos e fotos para avaliação da execução das atividades pelos alunos, e o desenvolvimento do processo de aprendizagem, estes são devidamente arquivados em pastas de mídia, especificando atividade e datas, arquivados também como avaliações de acompanhamento do desenvolvimento e aprendizagem da criança.

A correção, observações e apontamentos tanto quanto do material impresso e dos arquivos digitais recebidos nos grupos, os professores têm utilizado as mídias digitais para fazer correções e devolutivas individuas mediando o processo de aprendizagem.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal da Manhã Digital/ Gêneros Jornalísticos: trabalho com mídia, tecnologia e educação na sala de aula

Participação 'Vamos Ler - Geração Digital'

Cargos políticos