Dengue: Aqui você não tem vez!

AUTORA
Coordenadora pedagógica Verônica Barbosa Furmanowicz, 5º ano

Com base na vídeo aula três “Dengue: entenda os métodos para se prevenir e as características da doença”, foi realizada uma abordagem com os alunos sobre as ações que podem ser desenvolvidas para se prevenir, além de cuidados que são indispensáveis durante todo o ano em suas residências a fim de evitar a proliferação do mosquito transmissor. Através da vídeo aula disponibilizada pelo projeto foi possível perceber as características da doença, e a importância da prevenção por se tratar de um grande problema que enfrentamos no Brasil durante todo o ano.

Através da abordagem na vídeo aula do especialista Leandro Inglês coordenador do programa de Zoonoses de Ponta Grossa falando dos casos do município de Ponta Grossa e explanação do trabalho realizado como prevenção e orientação que se estende durante todo o ano, além das medidas para combater o mosquito, realizamos assim uma ponte para a abordagem com nossos alunos, refletindo da situação em nosso município, das ações e cuidados que não podem ficar esquecidos, bem como que todo este cuidado não é uma necessidade isolada do município de Ponta Grossa ou do município de Irati, e sim de todo o Brasil.

O abordagem do repórter Dhiego Tchemolo no vídeo sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypty, dos sintomas similares entre as doenças como o zika vírus, chicungunha e a febre amarela, auxiliou no alerta dos cuidados para a não proliferação do mosquito e consequentemente a não proliferação destas doenças.

Buscamos oportunizar aos alunos estas e outras informações, auxiliando-os em sanarem suas dúvidas de quais são as melhores medidas de prevenir e evitar a disseminação do mosquito aedes aegypty.

Através da temática proposta pelo projeto foi possível relembrar com os nossos alunos as diversas ações que a escola já desenvolveu frente a comunidade como conscientização, na qual saíamos para as ruas da comunidade fazendo o trabalho de conscientização, o que não é possível neste momento.

Foi possível abordar que a dengue é uma doença causada por um vírus, como o corona vírus, porém o aspecto transmissor é diferente, sendo que a Dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado pelo vírus. Os sintomas da doença incluem febre, dores no corpo, dor de cabeça e manchas avermelhadas. Manifestações hemorrágicas, quando ocorrem, podem indicar um caso mais grave da infecção.

Então nossa abordagem se deu por meio digital e de conscientização pelos alunos em suas próprias residências. Foi disponibilizado no grupo de WhatsaApp da turma a vídeo aula do Projeto Vamos Ler geração Digital, vídeos explicativos, folder informativos e dicas de quais medidas adotar nas residências para que o mosquito não encontre locais de proliferar.

AUTORA
Professora Josnéia Aparecida Marcondes, 5º ano

O interesse pelo tema se deu além do fato dessa doença ser enfoque contínuo nos noticiários e afetar diretamente toda a população, e com o vídeo do projeto “Vamos Ler Geração Digital sobre, como cuidados simples, podem sem eficazes para prevenção da dengue. Foi realizado o desenvolvimento do trabalho com os alunos do 5º ano sobre conscientização e cuidados que podemos e devemos ter para evitar a dengue. Assim, cada aluno foi repórter, fiscalizando as dependências de suas residências, sobre possíveis focos do mosquito, principal agente transmissor da doença.

Os alunos em suas reportagens em vídeos, explicaram que através de pequenos atos e gestos podemos fazer a diferença para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti que é conhecido popularmente como mosquito-da-dengue. Nesse sentido, o trabalho buscou sensibilizar e motivar os alunos, a respeito das condições em que o mosquito se desenvolve e todos os males que a doença provoca no âmbito social.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal da Manhã Digital/ Gêneros Jornalísticos: trabalho com mídia, tecnologia e educação na sala de aula

Participação 'Vamos Ler - Geração Digital'

Cargos políticos