Jornal da Manhã Digital/ Gêneros Jornalísticos: trabalho com mídia, tecnologia e educação na sala de aula

AUTORA
Professora coordenadora pedagógica Verônica Barbosa Furmanowicz, 5º ano

Com base na segunda vídeo/aula disponibilizada pelo projeto Vamos Ler Geração Digital Jornal da Manhã: conheça mais sobre o JM e como trabalhar com este impresso, foi possível englobar a mesma aos conteúdos a serem desenvolvidos pela turma do 5º ano. Sendo possível agregar, ao ensino remoto, o trabalho com elementos do jornal através do formato digital, da mídia e da tecnologia.

Com o login disponibilizado a escola pelo Coordenador do Projeto Vamos Ler Geração Digital, Dhiego Tchemolo, a Coordenadora Pedagógica e a Professora puderam ter acesso a exemplares do mesmo para serem utilizados como material de apoio, amplamente discutidos em aula remota. Foi disponibilizada aos alunos a página do Jornal da Manhã, no qual foi possível visualizar a estrutura do mesmo, acompanhando a organização e a composição do jornal.

A abordagem do Jornal da Manhã se tornou atraente por mencionar abordagens dos municípios vizinhos, da nossa região, isso instigou a curiosidade dos alunos e proporcionou a compreensão da amplitude do projeto. A apresentação da coluna, que o jornal possui direcionada a publicações e exposições dos trabalhos realizados pelas escolas e alunos participantes do Projeto Vai Ler Geração Digital, foi vista de forma empolgante pelos alunos, dando uma motivação extra para as produções que possam, futuramente, ser desenvolvidas e publicadas na página.

Através da exposição da vídeo aula realizada pelo repórter do Portal a Rede Dhiego Tchemolo, foi possível contextualizar com os alunos os elementos do jornal como: nome do jornal, a manchete, chamadas na capa principal, propagandas, fotos legendas, elementos de editoria, coluna, espaço de opinião, página política, informe, editoria de dinheiro/ educação financeira, páginas de cotidiano de assuntos gerais, classificados, editais, mix/ página de entretenimento, coluna social, e a página do Vamos Ler Geração Digital. Estas abordagens, em vídeo, foram apresentadas fazendo correlação com os conteúdos da sala de aula, frisando a riqueza de informações que podem ser trabalhadas por meio digital, bem como dos elementos oportunizados através do Jornal da Manhã para serem explorados em sala de aula, como a notícia e a reportagem. Com esta abordagem foi possível despertar ainda mais o interesse dos alunos por tais materiais, bem como instigou a curiosidade sobre elementos utilizados para a produção do jornal, do trabalho dos repórteres e editores, do trabalho em uma redação até que os materiais sejam publicados. A disponibilização destes conteúdos/assuntos diversificados de forma digital/online tem agregado muito ao trabalho pedagógico no ensino remoto, contribuindo para que, mesmo remotamente, a aprendizagem aconteça de forma significativa e atraente para nossos alunos.

AUTORA
Professora Josnéia Aparecida Marcondes

Pensando em como a tecnologia (mídia digital), pode ser uma aliada no ensino remoto, temos conciliado as aulas impressas com vídeos aulas e com as meets. Foi realizada através de uma meet, uma aula sobre o gênero textual jornalístico, nessa aula foi mostrado e explicado sobre os elementos que compõem o jornal impresso e digital, para a mesma foi utilizado matérias do Jornal da Manhã, como exemplos das explicações dadas durante a aula.

Através da realização de uma meet foi abordando aspectos referente a alguns gêneros textuais jornalísticos, apresentando algumas reportagens do mesmo referenciando com os gêneros textuais a serem trabalhados em sala de aula. Foi realizada a análise de como funciona a estrutura de um jornal impresso, no qual foi exemplificado e mostrado no mesmo a qual gênero jornalístico pertencia. Após, foi solicitado aos alunos que realizassem a produção de seu jornal, elaborando um nome fictício e a produção de uma manchete ou notícia. Em seguida foi selecionado algumas dessas reportagens, para que com o microfone fictício do projeto fossem “repórter por um dia”, elaborando as suas reportagens, visando a participação no projeto “Vamos Ler Geração Digital”.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participação 'Vamos Ler - Geração Digital'

Cargos políticos