Água um bem precioso!

AUTORA
Coordenadora pedagógica Verônica Barbosa Furmanowicz

A Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki na participação do Projeto Vamos Ler Geração Digital e na abordagem das vídeoaulas disponibilizadas pelo projeto tem se desenvolvido diversas atividades com a turma do 5º ano. 

Com base na vídeo aula: “Água: como economizar, racionar e cuidar deste bem tão precioso para o ser humano”. O repórter Dhiego Tchemolo pontuou aspectos importante da água, como a escassez e a crise hibrida que todo o planeta enfrenta, bem como as porcentagens de água potável e de água salgada. A abordagem do ciclo da água foi muito pertinente, destacando a sua importância vital para a vida, destacando as diversas formas que a água é encontrada em nosso planeta. A abordagem sobre a utilização de forma racional da água foi muito reflexiva, sobre como fazer o uso de forma correta e consciente, alertando sobre o uso irracional e o aumento da demanda crescente de consumo, de forma que este uso crescente pode levar a uma crise mundial de abastecimento enfatizando que a água é um recurso limitado.

Destacando que a melhor forma de cuidar da água é usá-la de forma racional, detectando e combatendo o desperdício, alertando para as principais causas de desperdício, dando exemplos de como combater o desperdício em nossa casa.

Posterior a esta abordagem os alunos realizaram a reflexão do uso consciente da água evitando o desperdício, e de ações que podemos realizar para economizar a água, bem como o uso consciente da mesma pode evitar problemas futuros com a escassez deste bem tão precioso. Os alunos realizaram produções textuais com suas reflexões e posteriormente vídeo com ações em suas residências de como estão contribuindo para a preservação da água evitando o desperdício.

AUTORA
Professora Josnéia Aparecida Marcondes

A água é um elemento essencial para a existência de todos os seres, em nosso planeta. E embora a água tenha um ciclo, e seja um recurso renovável, é também um recurso limitado, uma vez que a disponibilidade de água doce no mundo é muito pequena. E esta é uma das preocupações, quanto a sua preservação.

Por isso, precisamos praticar o consumo consciente de água, e essa ação não significa deixar de usar esse recurso natural, mas sim repensar as suas formas de uso da água, como: evitando desperdícios, reduzir o consumo sempre que possível, fazer a captação da água da chuva e reaproveitar a água gerada pela máquina de lavar roupas, são algumas atitudes que podem ser tomadas para ter um consumo consciente da água.

Neste sentido, pensando nessas e outras ações, que podemos fazer em relação ao consumo da água, a Escola Rural Esperança Carignano Chuilki, desenvolveu juntamente com o projeto Vamos Ler Geração Digital, do Portal aRede, produção textual e ações nas quais os alunos do 5º ano e seus familiares realizam em suas casas para economizar o consumo da água, evitando seu desperdício.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal da Manhã Digital/ Gêneros Jornalísticos: trabalho com mídia, tecnologia e educação na sala de aula

Participação 'Vamos Ler - Geração Digital'

Cargos políticos