Não só no maio amarelo, a necessidade do trânsito consciente é continua

AUTORA
Coordenadora Pedagógica Verônica Barbosa Furmanowicz

Com base na vídeo aula 5: Maio Amarelo: campanha busca trazer mais segurança no trânsito para todos, foi possível fazer uma abordagem sobre a importância da conscientização no trânsito, principalmente visando o trânsito brasileiro que é muito violento.

Dicas de como se comportar no trânsito, e a apresentação da campanha do mês amarelo em busca de um trânsito melhor, a reflexão oportunizada no qual os números de acidentes com pessoas mortas no trânsito equivalem a números de uma pandemia, foram impactantes e destacaram o quanto é necessária a conscientização da população em geral, além de nos levar a refletir sobre nossas atitudes no trânsito, bem como o destaque para atitudes respeito e responsabilidades que devem ser praticadas.

Dhiego Tchemolo destacou que o número de mais de 50 milhões de mortos e feridos no trânsito equivalem a uma pandemia, salientando a importância de se estar atento ao trânsito: como uso de celulares, a questão dos pedestres, ciclistas, veículos menores, que para um trânsito mais seguro e consciente devemos nos atentar a todas estas questões.

As dicas e a abordagem da professora de Educação da AMTT- Silvia Borges, sobre a criação do maio amarelo, bem como da necessidade de conscientização do trânsito, abordando que esta requer atenção, destacando ações, regras e leis essenciais como: uso do cinto de segurança, uso dos dispositivos de segurança como: bebê conforto, cadeirinha e acento de elevação mantendo a segurança correta, seguir a velocidade correta ao trafegar nas vias, sempre seguindo as normas sinalização, lembrar que os adultos ao dirigir não podem falar ao celular, etc. Destacando a importância das crianças fazerem o repasse destas informações aos adultos, para que tenhamos uma condição melhor mantendo a segurança de todos.

Dhiego apresentou imagens de campanhas anteriores sobre a conscientização do trânsito, estáticas de mortes no trânsito no qual grande número de pessoas perderam suas vidas, dados importantes e alertantes sobre a necessidade de um trânsito mais consciente.

Refletindo toda esta abordagem com os alunos, foi possível fazerem apontamentos sobre os próprios comportamentos no trânsito, e de seus familiares, bem como, analisarem em um contexto especifico de cada realidade e localidade quais seriam as necessidades do trânsito local dos mesmos, refletindo como poderiam ser melhorados, ou solucionados os problemas então existentes.

A proposta de atividade girou entorno de uma reflexão da necessidade de cada localidade, na qual poderia elaborar leis, regras, placas de sinalização, etc., e posterior reportagem apresentando a mesma a turma.

Foi muito gratificante o trabalho como esta temática, percebeu-se o quanto as crianças analisam o contexto do trânsito na qual estão inseridas, e como o trabalho de conscientização pode ajudá-los a criar atitudes de respeito e responsabilidade, que serão colocadas em prática contribuindo para cidadãos mais conscientes e responsáveis na sociedade.

AUTORA
Professora Josnéia Aparecida Marcondes

A educação no trânsito é importante, pois além de fazer parte dos direitos e deveres de todos, a educação no trânsito ensina valores essenciais para a formação do caráter de um bom cidadão, como cordialidade, respeito, solidariedade e senso de responsabilidade. Por isso, é fundamental que o assunto comece a ser abordado no contexto escolar, pois o indivíduo começa a se entender como parte de um todo e aprende, a conviver em sociedade. Esse aprendizado garantirá que, mais tarde, ele faça parte do trânsito de uma maneira segura e consciente.

Assim, podemos afirmar que é na escola que a criança se conscientiza em relação ao trânsito, criando nela valores como companheirismo, cooperação, tolerância, comprometimento e solidariedade.

E dessa forma, devemos ressaltar a importância das placas de sinalização, uma vez que servem para transformar palavras e outros elementos da comunicação visual em símbolos. Isso é feito para alcançar o entendimento imediato das mensagens, pois cada localidade e cada local, têm suas próprias características e necessidades.

E dentro dessa proposta, sobre as placas de sinalização, foi solicitado aos alunos do 5º ano, a elaboração de placas de sinalização que para atendessem a necessidade, específica de sua localidade, e os mesmos deveriam explicar o porquê, da criação da sua referida placa.











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