Educação Financeira

AUTORA
Professora Josnéia Aparecida Marcondes, 5º ano

Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o conceito de Educação Financeira é o processo que permite melhorar a compreensão em relação aos produtos e serviços financeiros, se tornando capaz de fazer escolhas de forma bem informada.

Em outras palavras, a educação financeira nada mais é que a habilidade de entender como o dinheiro funciona em nossa sociedade.

Entretanto, a Educação Financeira não consiste somente em aprender a economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro. É muito mais que isso. É buscar uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro, proporcionando a segurança material necessária para aproveitar os prazeres da vida e ao mesmo tempo obter uma garantia para eventuais imprevistos.

E o que pode constatar na atualidade é que a educação financeira tem se mostrado um assunto que vem ganhando cada vez mais espaço no meio acadêmico, pois é relevante que se conheça a sua importância, o seu impacto e que este tema seja explorado com fins pedagógicos nas escolas e em casa. Pois durante as fases de desenvolvimento da criança, a educação financeira, poderá promover uma relação equilibrada. Nesse sentido, é necessário capacitar à criança desde o início da sua trajetória escolar, e explicar o porquê da Educação Financeira e sua importância para a vida. A criança precisa desde cedo aprender de onde vem o dinheiro, como ele é gerado e porque ele é fundamental para a nossa economia e de nossa sociedade.

Dessa forma, a Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki, desenvolver juntamente com os projetos: “Vamos Ler Geração Digital” e “Aprender Valor”, questões relevantes sobre a Educação Financeira com a turma do 5º ano. Pois entende-se que toda pessoa, quer seja adulta ou criança, em sua vida quer seja, pessoal ou no âmbito escolar, necessita fazer escolhas, resolver problemas, planejar, etc. Para que os mesmos cresçam e se tornarem adultos conscientes, tendo uma relação equilibrada com o seu dinheiro.

Assim, foi explanado em sala de aula conceito referentes à educação financeira, mostrado alguns vídeos sobre o assunto, e discutido como é a relação de cada um com o dinheiro, se os mesmos fazem uma poupança para no futuro conseguir realizar um desejo/sonho.

E como atividade foi solicitado para cada aluno a confecção de um cofrinho, com material reciclável. Com o objetivo dos alunos estarem utilizando-o para guardar seu dinheiro.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal da Manhã Digital/ Gêneros Jornalísticos: trabalho com mídia, tecnologia e educação na sala de aula

Participação 'Vamos Ler - Geração Digital'

Cargos políticos