Trabalho Infantil: vamos combater essa prática!

AUTORA
Coordenadora pedagógica Verônica Barbosa Furmanowicz

O tema da vídeoaula: Trabalho Infantil: como se configura e mecanismos para combater essa prática” contribuiu para a reflexão sobre o trabalho infantil que estava sendo realizada em nossa escola através do desenvolvimento do Projeto MPT na escola, proposto pelo Ministério Público do trabalho. A abordagem e as informações sobre o que se configura trabalho infantil, sobre a violação de direitos de crianças e adolescentes expostos através da vídeoaula, trouxe esclarecimentos sobre o mesmo e sobre as diversas formas na qual o trabalho pode se caracterizar como trabalho infantil, trazendo prejuízo a saúde da criança e ao futuro destas crianças.

As contribuições da reportagem foram de grande valia tanto para a turma do 4º ano que desenvolvia o projeto, como para toda a escola. A turma do 5º ano da Professora Josnéia Aparecida Marcondes pode acompanhar o desenvolvimento do trabalho realizado na escola sobre a temática e desenvolver reflexões sobre o tema. Este conjunto de informações propiciaram refletir sobre a infância como um período reservado para o desenvolvimento integral das crianças priorizando a educação o lazer e os laços afetivos e emocionais, pois toda criança deve ter o direito de viver esta etapa.

O trabalho infantil, a exploração de crianças e adolescentes afeta milhares de crianças e adolescente, ele precisa ser combatido, pensando nesta temática o professor José Elias de Lima realizou excelentes práticas pedagógicas com a turma do 4° ano, a receptividade dos alunos, a dedicação e o envolvimento dos pais foram espetaculares.

Realizada uma pré seleção entre os mesmos, foi encaminhado um trabalho de cada categoria do projeto na etapa municipal referente ao Projeto Resgate a Infância, Prêmio -MPT/ Ministério Público do Trabalho. Os trabalhos selecionados foram dos alunos Pablo Luiz da Penha na categoria poema, Emanuelly Ribeiro da Cruz na categoria conto, Pedro Henrique Zanin na categoria música, Willian Leonardo Wagner na categoria desenho.

O aluno Pedro Henrique Zanin foi selecionado e participou da etapa estadual, na qual conquistou o 2° lugar na categoria música referente ao Projeto Resgate a Infância, Prêmio -MPT/ Ministério Público do Trabalho, sendo premiado com troféu, medalha e R$10.000,00 para a escola. A música composta e executada pelo aluno foi linda e emocionante, na qual ele abordou a valorização da infância como momento de estudar e brincar, uma melodia encantadora.

O projeto teve um grande impacto social para a escola, a abordagem da temática em diversas categorias envolveram aspectos culturais, proporcionando uma repercussão importante, alertando sobre o tema em toda a comunidade, no município e nas redes sociais, o que contribui positivamente com a conscientização sobre a temática abordada.

AUTOR
Professor José Elias de Lima, 4º ano

As atividades referente ao projeto iniciaram primeiramente através de reunião virtual com a equipe da SME responsável pelo desenvolvimento do projeto. Após a primeira reunião, foi realizado o primeiro contato com os principais envolvidos no projeto, os alunos, este contato ocorreu através de áudio e texto disponibilizado no grupo de WhatsApp da turma, no qual foi explicado que a turma faria parte deste projeto e de maneira geral foi apresentado aos mesmos as modalidades que seriam desenvolvidas para o andamento do projeto.

Após o primeiro contato com os alunos, foi elaborado um cronograma em conjunto com a coordenação da escola para o desenvolvimento do projeto, conforme solicitado pela equipe da SME. A partir deste momento foram realizadas algumas reuniões no aplicativo Google Meet, com o objetivo inicialmente de observar o conhecimento prévio dos alunos em relação a temática do projeto, bem como foi destacado aos alunos as formas de trabalho infantil, as diferenças entre trabalho infantil e auxílio das tarefas de casa, o trabalho legalizado como jovem aprendiz. Também foi disponibilizado aos alunos o livro de história em quadrinhos elaborado pelo MPT “Lugar de criança é na escola” enviado juntamente com as atividades impressas, charges, imagens e vídeos referentes à temática do projeto, enviados através do grupo de WhatsApp, para que os alunos melhor compreendessem os conteúdos.

Posteriormente foi dado início as produções dos alunos, as quais os mesmos tiveram liberdade de escolher qual modalidade gostariam de participar do projeto, todas as modalidades foram escolhidas, desenho, conto, poema e música. Também no decorrer do trabalho algumas atividades regulares da turma contemplaram a temática do trabalho infantil, através de atividades de interpretação e produção textual. A medida em que as produções foram feitas, houve a mediação com orientações individuais e coletivas sobre o trabalho realizadas através de Meet, áudios e trocas de mensagens com os alunos.

O resultado final foi bem positivo, levando a refletir sobre a importância de falar sobre o assunto e na repercussão de como pode ser combatido o trabalho infantil. Os alunos ficaram empolgados e comemoraram a conquista, isto instiga a participação dos mesmos nos projetos e interesse sobre diversificados assuntos, e de como atitudes podem contribuir para a irradicação destes problemas sociais.








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