A rica biodiversidade da fauna brasileira

AUTORA
Coordenadora Pedagógica Verônica Barbosa Furmanowicz

A vídeoaula:”Fauna: cuidado com os animais é indispensável para manter o equilíbrio natural”, explicou a composição da nossa fauna e esclareceu sobre a importância da fauna, flora e de um ecossistema equilibrado, destacando a biodiversidade do ecossistema brasileiro que é referência para o mundo, e a imensurável importância cientifica da fauna brasileira por ter a maior biodiversidade do planeta.

A explicação sobre a composição da fauna da mata atlântica que cobre nossa região, e a importância de se cuidar da fauna, abordando aspectos como o controle biológico que pode gerar o desiquilíbrio de várias outras espécies instigou a curiosidade de nossos alunos, bem como a curiosidade sobre animais que fazem parte do ecossistema local, a partir da vídeoaula foi possível fazer um amplo debate e instigar nossos alunos a serem grandes protetores da nossa fauna.

AUTORA
Professora Josnéia Aparecida Marcondes

A fauna representa um conjunto de espécies de animais típicos de uma região. As espécies vivem de acordo com as condições ambientais e os fatores climáticos existentes.

E a diversidade de espécies da fauna é muito importante para o equilíbrio do planeta e para a manutenção dos ecossistemas. Por isso, é fundamental que o homem concentre esforços na preservação da natureza.

A conservação da fauna silvestre pode estar presente em diferentes contextos e espaços. Pois, conhecer e valorizar a fauna silvestre possibilita a aproximação e o interesse das pessoas em ações de conservação.

O trabalho educativo pode (e deve) ir além do apresentar a fauna aos estudantes. Eles devem compreender a conexão entre seres humanos e a natureza.

Nesse viés, é essencial ir além do simples fato de conhecer os animais nativos; é necessário reconectar as pessoas com os outros seres, fazendo-as se reconhecerem e se sentirem pertencentes ao contexto e à biodiversidade local. Basicamente reforçar o entender que estamos conectados e que, sim, a fauna silvestre junto a nós faz parte do todo ecossistema que nos mantém vivos.

A partir dessa constatação, a Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki, em parceria com o Projeto Vamos Ler Geração Digital, trabalhou esse tema em sala de aula. A professora Josnéia Aparecida Marcondes realizou uma conversa sobre o conceito de fauna, destacou que desde 1980, o Brasil celebra o Dia da Defesa da Fauna, cujo objetivo é conscientizar a população sobre a conservação da vida animal e de toda a flora brasileira.

Nessa conversa com os alunos a professora deu ênfase sobre a questão da caça predatória que infelizmente ainda acontece e sobre a extinção de algumas espécies de animais.

Após foi realizada uma listagem com os nomes de alguns animais e aves, que encontramos em nossa região, surgiram vários nomes e em seguida foi proposto aos alunos para que cada um fotografasse algum animal ou ave que observassem no ecossistema local e que faz parte de nossa fauna.

Com essa atividade pode-se constatar que nossa região do Guamirim/Irati, pode se sentir privilegiada, pois existe algumas espécies peculiares de animais, e isso aumenta a responsabilidade de toda comunidade em preservá-la, pois se cada pessoa tomar consciência da importância da fauna e da flora para a vida do nosso planeta, teremos um mundo melhor para nós e para as gerações futuras.






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal da Manhã Digital/ Gêneros Jornalísticos: trabalho com mídia, tecnologia e educação na sala de aula

Participação 'Vamos Ler - Geração Digital'

Cargos políticos