Araucária: símbolo do Paraná

AUTORA
Coordenadora Pedagógica Verônica Barbosa Furmanowicz, 5º ano

A abordagem da vídeoaula: “Araucária: saiba a importância de preservar esta árvore que é símbolo do Paraná”, contribuiu de forma rica com a conscientização do valor da mesma para nosso estado, bem como dos riscos de ameaça da mesma a extinção, se tratando de uma espécie nativa da Mata Atlântica, além de toda sua beleza, dos recursos naturais oferecido pela mesma que fazem parte da alimentação, cultura, estes ajudam na subsistência de muitas famílias paranaenses, refletindo sobre a importância da preservação da mesma, de como podemos contribuir com sua preservação.

Com isso foi realizada uma roda de conversa com os alunos, refletindo sobre o privilégio que temos em nossa região, que possui ainda um grande número de Araucárias e das contribuições da mesma em nossa cultura, enfatizando a importância de cuidarmos da mesma, fazendo uso de seus recursos de forma sustentável, plantando e cuidando para evitar a extinção, oportunizando que as futuras gerações possam usufruir da mesma.

AUTORA
Professora Josnéia Aparecida Marcondes

A araucária é considerada a árvore símbolo do Paraná, devido a sua exuberância e por ter ocupado mais da metade do estado no passado. A Floresta com Araucária é um dos ecossistemas mais ricos em relação a fauna e a flora. E nesse sentido, é importante relembrarmos a necessidade de conservação desse ambiente, pois o desmatamento está fazendo com que esta árvore milenar corra o sério risco de extinção.

E assim precisamos ter conscientização sobre a importância da preservação ambiental para a nossa vida e a do planeta. Pois a natureza é um recurso escasso e, como tal, precisa ser preservada por todos nós.

E pensando em ações e atitudes ecologicamente corretas que contribuem para a preservação de nosso ecossistema, foi proposta aos alunos do 5º ano da Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki, a leitura e explanação do tema “Araucária” do Projeto Vamos Ler Geração Digital, foi contada pela professora Josnéia Aparecida Marcondes, a lenda da Gralha Azul e após foi realizada uma roda de conversa com os alunos sobre a lenda e sobre o Pinheiro do Paraná, em seguida foi solicitado que os mesmos fotografassem as Araucárias nas proximidades de sua casa.

Após a professora Josnéia, propôs aos alunos a produção de haicais* sobre a Araucária, pois a professora Josnéia é conhecedora e escritora de haicais. E assim, foi solicitado aos alunos que escrevessem na foto de seus exemplares de Araucária seus haicais. Com o objetivo de mostrar a cultura e a beleza que envolvem a paisagem de nossa região de Guamirim interior da cidade de Irati.

E ainda alguns alunos, além das fotos e os haicais, elaboraram vídeos mostrando a exuberância da nossa paisagem, composta pelos pinheiros, como se dá o seu plantio, da importância histórica e cultural, da sua importância na culinária e a necessidade da sua preservação.

*Haicai: É um poema de origem japonesa, que chegou ao Brasil no início do século 20 e hoje conta com muitos praticantes e estudiosos brasileiros. No Japão, e na maioria dos países do mundo, é conhecido como haiku.

O haicai clássico japonês obedece a quatro regras básicas:

· Consiste em 17 sílabas japonesas, divididas em três versos de 5, 7 e 5 sílabas

· Contém alguma referência à natureza (kigo);

· Refere-se a um evento particular (ou seja, não é uma generalização);

· Apresenta tal evento como "acontecendo agora", e não no passado.




























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal da Manhã Digital/ Gêneros Jornalísticos: trabalho com mídia, tecnologia e educação na sala de aula

Participação 'Vamos Ler - Geração Digital'

Cargos políticos