Exercício Físico: movimentação do corpo é indispensável para a saúde do organismo

AUTORA
Karla Luciane Kovalski, professora de Hora atividade

A Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki na participação do Projeto Vamos Ler Geração Digital e na abordagem das vídeoaulas disponibilizadas pelo projeto desenvolveu algumas atividades com a turma do 5º ano, tendo como base a vídeo aula: “Exercício Físico: movimentação do corpo é indispensável para a saúde do organismo”.

O repórter Dhiego Tchemolo destacou aspectos muitos importantes deste tema, incluindo: os exercícios e atividades físicas para uma qualidade de vida melhor e uma saúde mais adequada a todos os sistemas do nosso organismo, prevenir doenças, e uma vasta lista de benefícios e características que envolvem este tema.

A abordagem deste tema foi muito pertinente, abordando a importância de se praticar atividades e exercícios físicos, destacando as diversas formas de como, onde e quando realizar estas práticas e dicas de como incluir a atividade física em nossa rotina do dia-a-dia.

O repórter também destacou a importância de se fazer atividades físicas para manter-se fisicamente ativo durante a pandemia do Covid-19, pois mesmo com a vacina nós devemos tomar alguns cuidados justamente para manter nosso organismo e nosso sistema imunológico sempre fortalecidos, destacou que são muitos os benefícios da atividade física, principalmente ao sedentarismo que é um problema muito grande para a nossa saúde.

Eu como professora de Educação Física destaco que a prática de atividade física é essencial para aumentarmos nossa qualidade de vida, diminuindo a frequência do aparecimento de algumas doenças, até mesmo, aumentar nossa disposição para a realização de nossas atividades diárias, e diminuindo também os riscos de se ter uma vida sedentária.

As atividades físicas nos fornecem uma enorme quantidade de benefícios para o nosso corpo e também para nossa mente. É por isso que a prática dessas atividades é tão recomendada por todos os profissionais de saúde, tanto para o bem-estar físico como o mental.

Vivenciando o ambiente escolar, a Educação Física é a aula mais esperada da semana por todos os alunos, principalmente nos anos iniciais e ensino fundamental. É também, uma das matérias que mais apresenta aspecto preventivo, em relação à saúde e bem-estar.

Concluo assim que na escola as aulas de educação física são importantes em todos os momentos e objetivos, promovendo o desenvolvimento integral do aluno e a vida saudável, fazendo com que os mesmos façam práticas corporais significativas, despertando o interesse em atividades e exercícios corporais, favorecendo o desenvolvimento motor e cooperando para um estilo de vida melhor.

Posterior a esta abordagem os alunos realizaram a reflexão em sala sobre o tema. Entendendo um pouco mais sobre e qual a diferença de Exercício de Atividade Física. Em seguida os alunos puderam pesquisar na internet mais sobre, para realizar os desenhos os quais foi solicitado, estes desenhos foram expostos pela escola, alertando a importância para os demais alunos. Houve também a entrevista para dois professores da escola, questionando-os sobre a importância da atividade e do exercício físico para a nossa saúde. E ao final da aula, os alunos puderam vivenciar as práticas corporais no ambiente da quadra da escola.































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal da Manhã Digital/ Gêneros Jornalísticos: trabalho com mídia, tecnologia e educação na sala de aula

Participação 'Vamos Ler - Geração Digital'

Cargos políticos