Nosso estado- Paraná

AUTORA
Professora Josnéia Aparecida Marcondes, 5º ano

Com base na vídeoaula: “Paraná: dados e informações sobre um estado com riquezas naturais, econômicas e culturais”, sobre aspectos importantes como a origem do estado do Paraná, abordagem histórica sobre a composição do nosso estado, origem do nome, pontos turísticos, características que destacam nosso estado foram esclarecedoras e contribuíram para que nossos alunos aprofundassem seus conhecimentos sobre as riquezas do nosso estado.

A abordagem de como é nosso estado, localização, dimensão, belezas naturais e toda sua composição, clima, vegetação, culinária, cultura, povos, turismo etc., foram instigadoras para a curiosidade dos alunos e também para a valorização do nosso estado que habitamos.

O estado do paraná possui alguns aspectos geográficos, peculiares: como o relevo. Pois o relevo paranaense é dividido em três planaltos. Sendo que o primeiro apresenta formações de rochas cristalinas, o segundo de rochas sedimentares e o terceiro é composto por formações basálticas com solo originário de rochas vulcânicas e argilosos de rocas sedimentares.

Sua área total corresponde a 199.307.985, a qual limita-se a noroeste com o Mato Grosso do Sul, a oeste com o Paraguai, a sudoeste com a Argentina, ao sul com Santa Catarina, a leste com o oceano Atlântico e norte e leste com São Paulo. Possui 399 municípios e sua população corresponde a 11,1 milhões de habitantes, conforme a estimativa do IBGE para 2015.

Temos em nosso estado grande influência da cultura dos imigrantes europeus, entre essas culturas destacam-se: polonesas, ucranianas, italianas, alemães, etc.

O Paraná ainda abriga uma vasta diversidade de ecossistemas entre recantos, cachoeiras gigantes, canyons, que fazem do estado um verdadeiro santuário a céu aberto.

E dentro dessa perspectiva sobre a valorização de nosso estado a Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki, juntamente com o Projeto Vamos Ler Geração Digital, foi explanado com os aluno do 5º ano sobre o estado do Paraná, para isso além do material disponível no site do projeto, foi passado para os alunos vídeos sobre alguns pontos turísticos do nosso estado. E após os alunos escreveram poemas sobre o Paraná finalizando com ilustrações.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal da Manhã Digital/ Gêneros Jornalísticos: trabalho com mídia, tecnologia e educação na sala de aula

Participação 'Vamos Ler - Geração Digital'

Cargos políticos