O autismo: desafios na sala de aula

AUTORA
Professora Josnéia Aparecida Marcondes, 4º ano

Inclusão: Caracteriza-se em princípios que visam à aceitação das diferenças individuais, à valorização da contribuição de cada pessoa, à aprendizagem através da cooperação e à convivência dentro da diversidade humana (dicionário on-line).

Além dessa definição, as pessoas (crianças) com necessidades especiais estão amparadas por lei no Brasil, assim como pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). No entanto, os desafios encontrados no processo de escolarização das crianças com autismo, são muitos, tanto para a crianças com TEA, quanto ao professor que lhe ensina.

Pois, as crianças com Transtorno do Espectro Autista, ou simplesmente TEA, apresentam um desenvolvimento atípico em relação à comunicação, interação social, comportamentos e interesses restritos e repetitivos. E nesse ponto, o papel do professor é fundamental para garantir a inclusão escolar desse aluno, entendendo as diversas peculiaridades de cada criança autista.

E cabe salientar, que é preciso que o professor, veja seu aluno, independentemente de sua necessidade, como um sujeito capaz de aprender.

Nesse ponto, cabe destacar que há muitos desafios a serem superados, mas quando se trabalha de forma correta, os resultados aparecem. E entendermos ainda, que todas as ações e estratégias são fundamentais para que a criança autista cresça cognitivamente e socialmente. E nesse processo de ensino aprendizagem é importante a interação entre família e escola.

Nesse ponto, compreendendo o significado e a importância da inclusão escolar, os alunos do 4º ano da Escola Rural municipal Esperança Carignano Chuilki, em especial o aluno José Gabriel Colarites, aluno este que apresenta Transtorno do Espectro Autista (TEA), se apresentou como repórter mirim, mostrando um pouco de seu dia a dia na escola.

José Gabriel, é um aluno que gosta de conversar e interagir com seus colegas é muito risonho, e sempre que lhe é perguntado, qual é o seu maior sonho, ele responde imediatamente, “desejo ser médico cardiologista e cuidar das pessoas”.

José Gabriel, é apenas uma crianças mais suas palavras e atitudes, são de uma pessoa madura que entende o que significa amor ao próximo.



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