“Fungos”

AUTORA
Professora Cássia Andressa Rodrigues Pedrozo, 5º ano

Com o tema “Fungos” os estudantes do 5º ano da Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki desenvolveram atividades para participar do Projeto Vamos Ler Geração Digital, temática disponibilizada na videoaula do dia 08 de abril. As atividades foram propostas pela professa Cassia, que iniciou a aula trazendo aos alunos algumas imagens de cogumelos do jogo Super Mário, despertando o interesse e curiosidade da turma. Em seguida, a professora fez uma breve sondagem sobre os conhecimentos que a turma já tinha em relação ao tema, com questionamentos como “O que são cogumelos?”, “Onde podemos encontrá-los?”, “Quais outros tipos de fungos vocês conhecem?”, “Todos eles fazem mal à nossa saúde?”.

Através de uma apresentação de slides, os alunos puderam conhecer mais sobre o reino Fungi, suas principais características, onde podemos encontrá-los, benefícios e malefícios que trazem à nossa saúde.

Dentre todos os fungos, os mais conhecidos pela turma são o cogumelo e o bolor. O cogumelo pode ser encontrado na natureza e inclusive algumas espécies são comestíveis como, por exemplo, o Champignon e o Shiitake. Na culinária, além dos cogumelos comestíveis, certos tipos de fungos são usados na fermentação de pães e de bebidas, como é o caso das leveduras que são fungos unicelulares.

Além disso, a professora apresentou de forma breve, algumas doenças causadas por fungos, mas também destacou que alguns podem trazer benefícios na parte medicinal como é o caso da penicilina, um importante antibiótico produzido a partir de fungos do gênero Penicillium. Os alunos então produziram um panfleto informativo e também registraram, através de fotografias, os fungos que encontraram em suas casas.

AUTORA
Coordenadora pedagógica Eliane Maria Stroparo

A temática sobre os fungos abordada pela professora Cássia, tendo como base a videoaula do Projeto Vamos Ler Geração Digital, do Jornal aRede, foi de suma importância para a turma do 5º ano conhecer e compreender melhor sobre o reino dos fungos, sua diversidade e complexidade. Ter o conhecimento de que nem todos os fungos fazem mal à saúde e a importância de alguns desses organismos para a vida chamou a atenção dos alunos. Assim como também chamou a atenção para o cuidado que se deve ter com alguns tipos de fungos encontrados em casa, como as doenças que esses fungos podem causar, como exemplo as doenças respiratórias, proporcionando a uma mudança de hábitos nos cuidados para se evitar que esses fungos apareçam.


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal da Manhã Digital/ Gêneros Jornalísticos: trabalho com mídia, tecnologia e educação na sala de aula

Participação 'Vamos Ler - Geração Digital'

Cargos políticos