Lei Áurea

AUTORA
Professora Cássia Pedrozo, 5º ano

Os estudantes do 5º ano da Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki, puderam conhecer mais sobre a Lei Áurea, relacionando os conhecimentos aos conteúdos que vinham sendo abordados nas aulas de História.

Conhecer e valorizar a culturas dos povos africanos que formaram a população brasileira e do Estado do Paraná é um dos objetivos trabalhados com a turma neste bimestre. Durante as aulas, foram utilizadas algumas estratégias como: vídeos, roda de conversa, textos e explanação sobre o tema. Além disso, através da videoaula do Projeto Vamos Ler Geração Digital do portal aRede, os estudantes puderam conhecer mais sobre o processo que levou a abolição da escravatura, bem como algumas leis que foram criadas antes da assinatura da Lei Áurea, como é o caso da Lei do Ventre Livre e a Lei dos Sexagenários.

Em síntese, a Lei do Ventre Livre, de 28 de setembro de 1871, concedia a liberdade a todos os filhos de escravas nascidos a partir desta data, enquanto pela Lei dos Sexagenários (de 28 de setembro de 1885) os escravos garantiam sua liberdade ao completar 60 anos de idade. A Lei Áurea foi assinada pela Princesa Isabel somente, em 13 de maio de 1888, abolindo a escravidão no Brasil.


A turma realizou a discussão sobre as leis mencionadas e sobre as condições de vida dos escravos. Em seguida, como tarefa de casa, os estudantes deveriam entrevistar um colega ou familiar sobre esses mesmos assuntos debatidos em sala.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal da Manhã Digital/ Gêneros Jornalísticos: trabalho com mídia, tecnologia e educação na sala de aula

Participação 'Vamos Ler - Geração Digital'

Cargos políticos