O coração: cuidado e atenção com este órgão.

AUTORA
Professora Josnéia Aparecida Marcondes, 4º ano

“Como as notas de uma canção
Que revela a alma na poesia
Sinto que é dentro do meu coração
Onde compõe a mais linda melodia”. (Utada Hikaru)

Ah, o coração, esse órgão tão importante e que já foi e ainda é inspiração para várias poesias e músicas, o qual nos dá sinais fortes e diferentes, quando algo importante vai acontecer. Para alguns o som dos batimentos soam como música, já para as pessoas apaixonadas, o coração bate em ritmo descompassado, como se fosse pular do peito, no momento do encontro com a pessoa amada.

Mas, essa definição, foi apenas uma explicação literária, “romântica” sobre o coração, na realidade o coração é um dos órgãos mais importantes que temos em nosso corpo, e até mesmo, foi criado um dia para homenageado, é no dia 29 de setembro, que se comemora o Dia Mundial do Coração, que tem por objetivo alertar e conscientizar as pessoas sobre a importância de manter hábitos saudáveis e preservar a saúde do coração, uma vez que as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no mundo.

E foi nesse ponto, sobre os cuidados com o coração que os alunos no 4º ano, da Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki, dramatizaram o dia-a-dia de um profissional da saúde, isto é, demonstrar como é a rotina de um médico cardiologista. Alguns alunos participaram dessa dramatização, e pensando na inclusão, dentro e fora da escola, foi escolhido o aluno José Gabriel Colarites, aluno este que apresenta quadro de TEA, para encenar o papel de médico.

A escolha desse aluno, se justifica pelo seu grande sonho, pois como qualquer outra criança, ele sonha e seu maior desejo é se tornar médico cardiologista. E com essa pequena dramatização, ele pode, de certo modo, vivenciar um pouquinho desse sonho.

Para essa dramatização a professora Josnéia fez um desenho em grafite do aluno José Gabriel com trajes de médico, e assim que o mesmo viu o desenho, alegria e emoção tomaram o aluno por completo.

E o que se pode observar durante a dramatização, que José Gabriel não apenas interpretou um papel, ele vivenciou algo que deseja e sonha para sua vida futura.

E afinal, quem somos nós para dizermos que sonhos não se realizam, pois como disse Albert Einstein “Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano”.

Sendo assim, através da vídeoaula “Coração: cuidados e medidas que devemos ter com este órgão do sistema cardiovascular”, foi possível levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os cuidados com este órgão, bem como discutir com os alunos através da atividade a importância de consultas regulares e de cuidados com a saúde do coração, proporcionando refletirem sobre o assunto abordado.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal da Manhã Digital/ Gêneros Jornalísticos: trabalho com mídia, tecnologia e educação na sala de aula

Participação 'Vamos Ler - Geração Digital'

Cargos políticos