Cargos políticos

AUTORA
Professora Cassia Andressa Rodrigues Pedrozo, 5º ano A

Um tema que gerou bastante interesse por parte dos alunos do 5ºA da Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki, foi a abordagem de cargos políticos das esferas Municipal, Estadual e Federal. Com a apresentação de slides e vídeos sobre os cargos, a professora Cassia Pedrozo, trouxe à turma mais conhecimento sobre as funções políticas na sociedade.

Inicialmente, os alunos conheceram um pouco mais sobre as funções de prefeito e vereador, cargos políticos da esfera municipal. Para motivar ainda mais os alunos sobre as esferas políticas abordadas, a escola contou com a participação do vereador Nei Cabral, o qual residia na comunidade de Guamirim e foi uma figura política conhecida dos alunos. Nei se dispôs a explicar um pouco sobre suas principais atribuições enquanto vereador, representante do executivo municipal e tirar dúvidas dos alunos sobre os cargos políticos na esfera municipal. Infelizmente o vereador Nei Cabral faleceu recentemente vítima de câncer, deixando a todos os alunos e iratienses um grande legado de conhecimento e atuação política em nosso município.

Ainda, visando despertar o interesse e instinto democrático das crianças, a professora abordou o processo eleitoral através da urna eletrônica, realizando uma dinâmica na qual os alunos fizeram uso de uma urna confeccionada na escola simulando uma votação. Foram também realizados debates entre os próprios estudantes, no qual o aluno interessado pôde propor melhorias à sua escola e à comunidade escolar. Essas propostas foram apresentadas à turma e aos funcionários da escola durante a campanha eleitoral e, por meio de eleição, a turma definiu duas representantes.

Durante a campanha eleitoral também foram definidos alguns alunos como fiscais, os mesmos acompanharam os “candidatos” para verificar se a campanha estava sendo justa e realizada conforme estabelece a lei, ou seja, sem a compra de votos.

Os debates e a eleição puderam contribuir ainda para a participação da turma em outro projeto, o Projeto Vereador Mirim (projeto desenvolvido desde 2012 com a intenção de contribuir com a formação crítica e capacidade de atuação política). Neste projeto as alunas da turma do 5º ano se destacaram, na qual a vereadora mirim Emanuelly Ribeiro da Cruz foi eleita como presidente da Câmara Mirim de Irati, tendo como suplente a aluna Jamilly Graziele Juk.

Em outubro deste ano teremos eleição para os cargos de Presidente da República, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual, por isso é de grande importância que os alunos saibam diferenciar a função de cada cargo e com isso se tornarem cidadãos mais ativos na sociedade. Nesse sentido, as aulas do Vamos Ler Geração Digital contribuíram, e muito, na formação dos alunos, pois através delas os estudantes conheceram um pouco mais sobre as eleições e os cargos das esferas municipal, estadual e federal.

AUTORA
Coordenadora pedagógica Eliane Maria Stroparo

A coordenadora, Eliane Maria Stroparo, destacou que o trabalho realizado pela professora Cassia foi primordial para os estudantes do 5º ano, pois como este ano é um ano político e as eleições estão próximas, colaborou para que os alunos pudessem compreender e participar de um processo eleitoral, através da simulação de uma eleição. Também puderam entender a importância da política na vida de todo cidadão brasileiro, que o voto deve ser democrático e consciente, o que proporcionou que as famílias também refletissem sobre esta temática, levada para as mesmas através do conhecimento adquirido pelos discentes.




























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal da Manhã Digital/ Gêneros Jornalísticos: trabalho com mídia, tecnologia e educação na sala de aula

Participação 'Vamos Ler - Geração Digital'