A importância das árvores para o planeta

AUTORA
Professora Josnéia Aparecida Marcondes, 4º ano

As árvores são essenciais para o equilíbrio do ecossistema, pois elas ajudam na filtragem e limpeza do ar atmosférico das cidades, servem de abrigo de espécies animais, purificam o ar, deixando a paisagem bela e natural.

Tamanha é a importância das árvores para a vida do nosso planeta, que até mesmo ganharam um dia especial, o dia 21 de setembro.

Além da comemoração do Dia da Árvore, esse dia serve como uma forma de sensibilizar a todos sobre importância de sua preservação. Porém, apesar de muitas pessoas terem a consciência de sua importância, o desmatamento ainda é um obstáculo para sua preservação, sendo necessário campanhas de vários formatos, nos mais distintos veículos de comunicação para conscientização de sua preservação.

Vale a pena lembrar que as árvores fornecem a maior parte do oxigênio de que precisamos para sobreviver, sem elas seria impossível ter ar puro para respirarmos.

Encontramos diversos tipos de árvores, como: perenes (que preservam as folhas), decíduas (que perdem as folhas), semi-decíduas, de pequeno, médio ou grande porte, com flores coloridas e perfumadas, nativas, exóticas ou mesmo as frutíferas.

Foi pensando nesse tema que os alunos do 4º ano da Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki, saíram a campo à procura de exemplares de árvores nativas, nas proximidades de suas casas. Essa saída rendeu frutos, os quais foram registrados pelos alunos, através de fotos, de árvores nativas de nossa região, alguns exemplares como: cedro, imbuia, ipê amarelo e a árvore símbolo do Paraná: o pinheiro (araucária), até mesmo uma espécie rara, árvore esta que tem o nome de nossa região, a árvore Guamirim.

Além das belas fotografias, cada aluno trouxe para a escola galhinhos, folhas ou pedacinhos das cascas das árvores fotografadas, que foram utilizados para fazer uma pequena exposição de alguns exemplares de árvores que encontramos em nossa região. Com essa atividade, os alunos puderam compreender a importância das árvores para nosso planeta e, principalmente, para nós os seres humanos.
























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal da Manhã Digital/ Gêneros Jornalísticos: trabalho com mídia, tecnologia e educação na sala de aula

Participação 'Vamos Ler - Geração Digital'

Cargos políticos