Metodologias despertando o interesse dos alunos pela matemática

AUTORA
Professora Cassia Andressa Rodrigues Pedrozo, 5º ano A

Jogos e atividades lúdicas vêm despertando o interesse de alunos no 5º ano da Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki, para aprender matemática.

Sempre que possível, utilizou-se recursos diferenciados para despertar o interesse dos alunos pela disciplina. Ao trabalhar em diferentes níveis da Educação Básica, percebe-se que para muitos estudantes a matemática se torna um bloqueio e que isso nem sempre está ligado a dificuldade ou à complexidade de determinado conteúdo.

A fluência na disciplina depende de vários fatores como: concentração, domínio de conteúdos básicos, estímulos em casa e, principalmente, a forma como os conteúdos são transmitidos. É preciso transmitir segurança aos estudantes, desafiá-los ao invés de dizer que determinado conteúdo é difícil, propor novos caminhos para resolver as mesmas situações e sempre se questionar sobre o resultado encontrado. Pensando nisso, o uso de jogos e desafios vêm sendo produtivo durante as aulas, bem como jogos online como tarefa de casa.

Algo que foi desafiador neste ano letivo, foi enfrentar as grandes defasagens deixadas pelo período de ensino remoto. Entre as principais defasagens cabe destacar o domínio da tabuada e das operações fundamentais. Para que os alunos demonstrassem mais dedicação no estudo da tabuada, foram adotadas algumas estratégias que vêm dando bons resultados, entre elas a “Caixa de desafios”, o “Sorvetinho da tabuada” e o “Álbum de figurinhas da turma”.

A “Caixa de desafios” consiste em uma caixa com várias atividades impressas como cruzadinhas, labirintos, caça-palavras entre outros. Os desafios são usados quando os alunos terminam suas atividades e precisam esperar que outros terminem. Além de passar o tempo até que os demais colegas terminem as tarefas, o estudante está desenvolvendo a concentração, o raciocínio lógico e a retomada de conteúdos básicos.

O “Sorvetinho da tabuada” é um combinado entre a professora e a turma de tomar a tabuada todos os dias. Os alunos têm a tarefa diária que é estudar as tabuadas do 2 ao 9 e “ganham uma folga” quando levam o sorvetinho da tabuada. Por exemplo, o aluno que leva para a casa o sorvete com a tabuada do 6, ele deve estudar somente a tabuada do 6 e tê-la na ponta da língua no dia seguinte. Sempre que todos os alunos acertam a tabuada a turma é premiada com um momento livre de atividades na quadra esportiva.

O “Álbum de figurinhas da turma” funciona como um incentivo não só na matemática, mas também no comportamento geral dos estudantes. Adaptou-se o álbum e as figurinhas da copa com as fotos dos alunos, das professoras e da equipe gestora da escola. Cada estudante recebeu um álbum e é premiado com uma figurinha quando se destaca pelo comportamento, pelo desempenho nas atividades e pelo domínio da tabuada. Além de despertar o interesse dos alunos, o álbum servirá de lembrança dos colegas visto que nem todos estarão na mesma escola no próximo ano.

Ao adotar essas estratégias, percebeu-se que os alunos, além de intensificarem seus estudos também passaram a cobrar que os colegas estudassem, e com as figurinhas se gerou uma competição saudável entre eles, pois todos querem completar o álbum.

Desde então, ao chegar em sala de aula, a primeira coisa que os alunos me perguntam é ‘que horas vai ser a tabuada?’, pois querem mostrar que estudaram para ganhar uma figurinha.

A seguir os links com os modelos utilizados pela professora na confecção do “Sorvetinho da tabuada” e do “Álbum de figurinhas da turma”, respectivamente:

- https://drive.google.com/file/d/1dTaFaOvbHetNh04WAU2akK8JKzkLk11L/view

- https://www.canva.com/design/DAFMyQDh1qc/fFgm2uR4aq-K4wnyvFT0MQ/view?utm_content=DAFMyQDh1qc&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=publishsharelink&mode=preview

AUTORA
Coordenadora pedagógica Eliane Maria Stroparo

O trabalho realizado pela professora Cássia, utilizando metodologias diferenciadas para ensinar matemática está sendo um determinante a mais na aprendizagem dos discentes.

Percebeu-se que os alunos do 5º ano estão melhorando cada dia mais, aprendendo a aprender matemática de forma divertida, dinâmica, prazerosa, como é o caso da tabuada, que é um desafio muito grande para a escola, fazer com que a criança aprenda e utilize os conceitos matemáticos na sua vida cotidiana.

A partir desse trabalho os alunos estão se sentindo mais animados para realizar as tarefas em sala de aula como também em casa, sendo assim percebeu-se que essa metodologia diferenciada está fazendo a diferença na vida dos alunos.
























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